_Saneamento básico e o empoderamento de minorias
_Saneamento básico e o empoderamento de minorias

Olhe em volta. Já pensou em como o saneamento básico interfere na sua vida? Seja na presença ou na ausência dele, com certeza seu impacto é relevante. Pode parecer que não, mas o acesso à água encanada e ao tratamento de esgoto é uma importante ferramenta social, indispensável no empoderamento de minorias.

Por que o saneamento é importante?

O saneamento básico envolve uma série de serviços essenciais para a população. Entre eles estão incluídos o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. Sem esses serviços, não temos água encanada para cozinhar, lavar e tomar banho – nem para dar descarga e adeus aos dejetos.

Leia mais em: Por dentro do ciclo do saneamento

O abastecimento de água e a coleta de esgoto são fundamentais para a nossa saúde e vida em sociedade, pois, além de prevenir uma série de doenças, trazem conforto e qualidade de vida. Não é comum refletirmos sobre isso, mas em um país em que nem todo mundo tem acesso ao saneamento básico, ter esses serviços em casa é um privilégio.

Saneamento como ferramenta de empoderamento social

Para termos acesso à água encanada ela precisa passar por todo um processo de tratamento para chegar limpa até nossa casa e depois ser devolvida à natureza sem poluir os rios e mananciais. Agora imagine que o saneamento básico faz parte de um ciclo ainda maior e que no final dele todos nós somos beneficiados.

 

Em lugares onde não há saneamento a qualidade de vida é menor do que nas regiões onde esse serviço existe. Isso acontece por que quem não tem acesso ao abastecimento de água precisa buscá-la em outros lugares, frequentemente longe de casa. Essa água nem sempre é limpa o suficiente para o consumo, o que pode causar doenças. Além disso, o esgoto a céu aberto também é um grande proliferador de enfermidades. Com a população doente, aumenta a evasão e o abandono escolar, isso sem contar com o desemprego. Com isso, também diminui o acesso ao trabalho e a rendas mais altas. Já parou para pensar que todo esse ciclo pode começar com a falta de saneamento básico?

Leia mais em: 7 benefícios do saneamento básico

Com o acesso à água tratada e coleta adequada do esgoto, as doenças diminuem. Consequentemente aumenta o nível de escolaridade da população, assim como melhores oportunidades de emprego e o aumento da renda. Com isso, também cresce o poder aquisitivo, que resulta em mais conforto e acesso à cultura.

O saneamento básico é um serviço essencial e muito importante no empoderamento das minorias. Agora que você já sabe disso, que tal fazer a sua parte contribuindo para o bom funcionamento desse ciclo do bem?